MARKET ASPECTS ARISING FROM THE REGISTRATION OF GEOGRAPHICAL INDICATION

Karina Gomes Mansur Costa, Jonath de Andrade Oliveira, Thiago Cunha Soares

Resumo


Pensando nos vários aspectos que devem ser observados pelos atores de uma cadeia produtiva para geração e comercialização de um produto, sobretudo pelo empresário que pretende comercializar suas mercadorias, este trabalho, traz alguns aspectos mercadológicos envolvidos no processo dos que optaram e conseguiram utilizar como estratégia o diferencial da proteção intelectual da Indicação Geográfica (IG). Trata-se de pesquisa básica, com método dedutivo, que partirá da pesquisa bibliográfica em fonte de dados primária, para apresentar os conceitos de IG e de ações mercadológicas. Com o objetivo de potencializar a IG, auxiliando a que ela possa ser efetivamente uma vantagem competitiva e não apenas mera declaração do INPI, serão mostrados aspectos diferenciados para produtos ou serviços que possuam uma Indicação Geográfica – como o aumento da credibilidade do produto e de sua visibilidade – e ações mercadológicas a serem utilizadas, como a padronização da produção, ou evitadas (por constituírem-se barreiras no pós-IG), como o não investimento em treinamento ou a não uniformização.


Palavras-chave


Indicação Geográfica; Propriedade Intelectual; Análise de Mercado.

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