TECHNOLOGICAL MAPPING OF DRILLING FLUIDS IN OIL-BASED OIL WELLS

Juliane Oliveira Rodrigues, Daiane Costa Guimarães, Cleide Mara Barbosa da Cruz, Gabriel Francisco da Silva, Suzana Leitão Russo, Larissa Alves da Silva

Resumo


 A alta demanda por combustíveis fósseis e a grande utilização de matérias primas derivadas de petróleo aumentou consideravelmente a exploração e a produção de hidrocarbonetos. Diante deste cenário a perfuração de poços é uma operação importante para a extração dos produtos oriundos de reservas petrolíferas. Além do alto custo financeiro este procedimento apresenta alto risco de segurança para os profissionais. Uma alternativa para mitigar os riscos é a utilização de fluidos de perfuração com o objetivo de manter a segurança durante a perfuração dos poços, evitando explosões e derramamentos, além de favorecer a estabilidade das formações rochosas que estão sendo escavadas. No entanto, o uso de óleos na formulação dos fluidos de perfuração compromete a segurança ambiental, causando desastres ambientais na flora e a fauna. Por isso, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para a produção de compostos a base de ésteres, já que esta mostra-se uma alternativa tecnicamente eficaz, financeiramente viável e ecologicamente segura. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo realizar um mapeamento dos fluidos de perfuração de poços de petróleo a base de ésteres bem como analisar depósitos de patentes, de modo a facilitar a produção de novas tecnologias e estudos acerca do tema. A metodologia deste estudo consiste num estudo exploratório de natureza quantitativa. Os resultados mostraram que na base Espacenet existem 141 depósitos de patentes sobre o tema e destes somente em 2012 á 2014 o percentual aumentou significativamente, no entanto esse número reduziu nos últimos anos.


Palavras-chave


Fluidos de Perfuração; Petróleo; Ésteres

Texto completo:

PDF

Referências


ALBINARTE, S.R., Aditivos inibidores de cristalização para fluidos de perfuração de base organica orgânica sintética para poços em aguas ultraprofundas, Dissertação (Mestrado), UFRJ, Rio de Janeiro, 2007.

ALMEIDA, R.D.F., SILVA, W.G.A.L, Avaliação de fluidos de perfuração de base aquosa contendo poliglicois modificados, Trabalho de conclusão de Curso, UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.

BARBOSA, M.I.R., Bentonitas aditivadas com polímeros para aplicação em fluidos de perfuração, Dissertação de (Mestrado), UFCG, Campina Grande, 2006.

CASTRO, B.C.S., Otimização das condições de transesterificação e caracterização dos rejeitos de óleo de fritura e de peixe para obtenção do biodiesel, Dissertação (Mestrado), UFRJ, Rio de Janeiro, 2009.

COSTA, L.C., Comportamento reológico de fluidos de perfuração a base de n-parafina (emulsão inversa) para exploração de poços de petróleo, Trabalho de conclusão de curso, UFS, São Cristovão, 2010.

CORRÊA, C. C.; CRUZ, G. F.; JÚNIOR VAZ, A. S. L.; ARAÚJO, B. S. A.; SILVA, A. A.; RODRIGUES, R. A.; LOMBA, R. F. T.; WALDMAN, A. T. A. Avaliação do potencial uso de bioglicerina como base para formulação de fluidos de perfuração aquosos para poços de petróleo e gás. Química Nova, v. 40, n. 4, 378-387, 2017.

FERREIRA, H.S., Otimização do processo de organofilização de bentonitas visando seu uso em fluidos de perfuração não aquosos, Tese de (Doutorado), Campina grande, 2009.

GUIMARAES, I. B., ROSSI, L.F.S., Estudo dos constituintes do fluido de perfuração: proposta de uma formulação otimizada e ambientalmente correta, PDPETRO, Campinas, 2007.

OLIVEIRA, M. A. M. Estudo do monitoramento tecnológico de patentes em fluidos de perfuração de poços de petróleo no Brasil e no mundo, Tese de (Doutorado), submetida ao corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

SERRA, A.C.S., A influência de aditivos de lama de perfuração sobre as propriedades geoquímicas de óleos, Dissertação de (Mestrado), COPPE/UFRJ/CENPES, Rio de Janeiro, 2003.

SILVA NETO, M.A., Contribuição técnica de um sistema de emulsão inversa a base de óleos vegetais para fluidos de perfuração. Dissertação (Mestrado), Natal, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação. A Revista INGI está licenciada com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

ISSN: 2594-8288

Esta Revista é uma publicação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - API - www.api.org.br 

A REVISTA INGI está cadastrada nos sistemas: