ASSISTIVE EDUCATIONAL TECHNOLOGIES: A PROSPECTIVE STUDY

Mariane Daltro Mariath, Maria das Graças Ferraz Bezerra, Carlos Alberto Machado da Rocha, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro

Resumo


This work presents a technological prospecting on assistive technologies associated with Education. These technologies can make the educational process more democratic and inclusive, with the potential to offer greater opportunities for personalized learning aligned with people's specific educational needs. This research aims to analyze the background in which scientific productions and patent concessions are inserted and relate them to the assistive technology to the educational scope. For this purpose, a survey of scientific works and patents was carried out in national and international databases. The Questel Orbit, Espacenet, USPTO and INPI databases were used for the patent survey. For the survey of scientific articles, a search was carried out on the Periódicos CAPES platform. The research showed that assistive technologies have scope in several technological areas. However, they point to an insignificant number of patents and scientific papers when applied to Education.


Palavras-chave


Patents; Education; Inclusion.

Texto completo:

PDF

Referências


ARNOLD, F. R.; SANTOS, C. B. A concessão de patentes no Brasil: um estudo exploratório. Caderno PAIC, [s.l.], v. 17, n. 1, p. 51-57, 2016. Disponível em: Vista do A CONCESSÃO DE PATENTES NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO (fae.edu). Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 dez. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 10.645, de 11 de março de 2021. Regulamenta O Art. 75 da Lei Nº 13.146, de 6 julho de 2015, Para Dispor Sobre As Diretrizes, Os Objetivos e Os Eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/decreto/D10645.htm. Acesso em: 10 dez. 2022.

BERSCHI, R. Introdução à tecnologia assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, RS, 2017. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

CAMPOS, F. L. S.; DA SILVA, A. S. B.; FRIEND, J. D. Keeping Pace? A Look at Brazilian Patent Tendencies. Cadernos de Prospecção, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 257, 2014. Disponível em: KEEPING PACE? A LOOK AT BRAZILIAN PATENT TENDENCIES | Cadernos de Prospecção (ufba.br). Acesso em: 18 nov. 2023.

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Periódicos CAPES: Base de dados online. 2023. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 30 fev. 2023.

CNN. Pedido de patentes no Brasil registra queda pelo 3o ano consecutivo, diz INPI. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/pedido-de-patentes-no-brasil-registra-queda-pelo-3o-ano-consecutivo-diz-inpi/. Acesso em: 12 mar. 2023.

EPO – EUROPEAN PATENT OFFICE. Espacenet: base de dados online. 2023. Disponível em: https://worldwide.espacenet.com/patent/search. Acesso em: 10 fev. 2023.

FRASSON, J. M. O. de T., GALHARDO, C. X., & SANTOS, V. M. L. dos. 2020. Estudo Prospectivo sobre Tecnologia Assistiva na Educação Escolar para Criança com Deficiência Intelectual/Mental. Cadernos De Prospecção, 13(3), 837. Disponível em: https://doi.org/10.9771/cp.v13i3.31989. Acesso em: 10 dez. 2022.

GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. In: Revista da FACED – Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013. Disponível em: http://galvaofilho.net/TA_desafios.htm. Acesso em: 08 dez. 2022.

GARCIA, J. C. D.; GALVÃO FILHO, T. A. Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva. São Paulo: Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI/SECIS, 2012. Disponível em: https://www2.ufjf.br/nai//files/2009/07/miolopesqnacional-grafica-1.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

GARCIA, E. N.; VIEIRA, A. M. D. P. Desafios Contemporâneos: O Uso da Tecnologia Assistiva como Instrumento Facilitador da Aprendizagem. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, v. 23, P. 395-435, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7654/pdf_1. Acesso em: 05 mar. 2023.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Classificação de Patentes (IPC/CPC). Relatório Executivo. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/patentes/classificacao/RelatorioExecutivoClassificacaoPatentes2020_DIRPA_26022021.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Base de dados online. 2023. Disponível em: https://busca.inpi.gov.br/pePI/servlet/LoginController?action=login. Acesso em: 15 fev. 2023.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Cadernos ODS: ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, o que mostra o retrato do Brasil? Brasília, v. 24, 2019. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9349. Acesso em: 01 mar. 2023.

MARQUES, A.V.; SILVA, G. F.; SANTOS; J. O. (2023). Tecnologias assistivas: mapeamento nas bases acadêmicas e de patentes alinhados a deficiência intelectual e inteligência artificial. Revistaft, 27(121), 92. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7809292. Acesso em: 10 jun. 2023.

MOURA, A. M. M. et al. Panorama das patentes depositadas no Brasil: uma análise a partir dos maiores depositantes de patentes na base Derwent Innovations Index. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 13, n. 2, p. 59-68, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/8639. Acesso em: 11 abr. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nova York, 2015. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/pt/education/. Acesso em: 11 abr. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Relatório de monitoramento global das metas de desenvolvimento sustentável (SDG) de 2021. Nova York: Nações Unidas, 2021. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2021/. Acesso em: 11 abr. 2023.

PIMENTEL, G. S. R. O Brasil e o desafio da educação e dos educadores na Agenda 2030 da ONU. Rev. Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa Brasília/DF, v. 1, n. 3, p. 22 – 33, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.36732/riep.v1i3.36 . Acesso em: 01 mar. 2023.

QUESTEL. Orbit Intelligence: base de dados online. 2023. Disponível em: https://www.orbit.com/. Acesso em: 30 fev. 2023.

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197 . Acesso em: 01 mar. 2023.

USPTO – UNITED STATES PATENT AND TRADEMARK OFFICE. Base de dados online. 2023. Disponível em: https://www.uspto.gov/patents/search. Acesso em: 07 fev. 2023.

WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Tendências Tecnológicas 2021 da OMPI. Resumo executivo: Tecnologia Assistiva. 2021. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/pt/wipo_pub_1055_2021_exec_summary.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Índice Global de Inovação 2020. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/pt/wipo_pub_gii_2020.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Índice Global de Inovação 2022. Disponível em: Global Innovation Index 2022: What is the future of innovation–driven growth? (wipo.int). Disponível em: 18 nov. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação. A Revista INGI está licenciada com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

ISSN: 2594-8288

qualis B3

Com DOI por artigo.

Esta Revista é uma publicação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - API - www.api.org.br 

A REVISTA INGI está cadastrada nos sistemas: