TECHNOLOGICAL MAPPING RELATED TO QUALITY MANAGEMENT IN ORGANIZATIONS

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Anderson Rosa da Silva, Cleide Mara Barbosa da Cruz, Cristiane Monteiro de Farias Rezende, Mário Jorge Campos dos Santos

Resumo


Percebe-se que as organizações buscam melhorar o gerenciamento de produtos e processos por meio da gestão da qualidade, visando atender as necessidades dos clientes e aumentar a competitividade do mercado destas empresas. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento tecnológico por meio de depósitos de pedidos de patentes relacionados a gestão da qualidade. A metodologia corresponde a estudo exploratório quantitativo que realizou um levantamento de dados na base do Instituto Nacional da Propriedade Industrial- INPI, utilizando a palavra-chave gestão da qualidade, onde foram encontrados 51 depósitos. Os resultados mostraram que 2011 e 2014 foram os anos que apresentaram maior número de depósitos e que no ano de 2021 foi encontrado apenas um depósito, sendo que isso pode ser explicado devido ao período de sigilo de 18 meses. Além disso, nota-se que houve poucos depósitos realizados por Universidades, o que mostra que ainda é preciso estimular as parcerias entre empresas e instituições de ensino para buscar o crescimento de produtos e processos que possam contribuir para a melhoria da gestão da qualidade nas organizações.

Palavras-chave


Inovação; Patentes; Tecnologias; Qualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, B. H. C.; ALMEIDA, M. M. Y. Ferramentas da gestão da qualidade e sua importância para o desenvolvimento das organizações. Interface Tecnológica, v. 18, n. 2, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL – INPI. Guia Básico. 2022. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2022.

MACHADO, S. S. Gestão da qualidade. Inhumas: IFG; Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

OTTONICAR, S. L. C.; SANTOS, B. R. P.; DAMIAN, I. P. M.; TORRES, J. A gestão do conhecimento como processo fundamental para a gestão da qualidade: inter-relação que subsidia a tomada de decisão empresarial. Liinc em Revista, v.15, n.1, p. 275-291, 2019.

PENEDO, L. S.; CARVALHO, J. T.; COSTA, W. L.; ANDRADE, M. M. E.; CRUZ, P. L. S.; GALVÃO, T. W. F. B.; GALVÃO, T. W. F. B. Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de manutenção, visando o desperdício de tempo e a produtividade. Revista Teccen, v. 13, n. 1, p. 16-24, 2020.

ROCHA, D. P.; SOUZA, J. C. Gestão da Qualidade: A Importância do Método Kanban como Ferramenta Gerencial. Id on Line Revista Muldisciplinar e de Psicologia, v.15, n. 55, p. 449-468, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação. A Revista INGI está licenciada com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

ISSN: 2594-8288

qualis B3

Com DOI por artigo.

Esta Revista é uma publicação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - API - www.api.org.br 

A REVISTA INGI está cadastrada nos sistemas: