SIMULTANEOUS RELATIONSHIP BETWEEN INNOVATION AND INTERNATIONALIZATION IN OPEN CAPITAL INDUSTRIES

Rafael Sales Almendra, Denise Santos Ruzene, Daniel Pereira Silva

Resumo


Com o propósito de analisar a relação existente entre inovação e internacionalização, este estudo envolve uma amostra de 108 indústrias que negociam suas ações na Bolsa, Brasil, Balcão – B3 no período de 2013 a 2019. Por meio da análise de componentes principais foram criados o grau de inovação, composto pelas estratégias de inovação exploitation e exploration, e grau de internacionalização, composto pela internacionalização das operações e pela participação estrangeira. Da análise de equações simultâneas pelos Mínimos Quadrados em dois estágios (MQ2E) constatou-se que não existe uma influência simultânea entre os graus de inovação e de internacionalização, porém há influência positiva e simultânea entre a dimensão exploitation do grau de inovação e ambas as dimensões do grau de internacionalização. Apesar dos gestores desejarem que a internacionalização e a inovação possam ser combinadas para o alcance da competitividade, eles devem se atentar que a internacionalização nem sempre culmina em uma inovação e vice-versa, pois o conhecimento que eles venham a obter de empresas que atuam no exterior podem ser insuficientes para promoção da inovação caso não encontrem um ambiente propício para explorar novas capacidades.


Palavras-chave


Grau de inovação; Grau de internacionalização; Simultaneidade.

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