INNOVATION AND INTERNATIONALIZATION STRATEGIES: MEANS TO ACHIEVE COMPETITIVENESS IN MOMENTS OF CRISIS

Rafael Sales Almendra, Ruthelle Maria de Carvalho Sousa, Alisson Araújo Andrade Silva, Denise Santos Ruzene, Daniel Pereira Silva

Resumo


Para desafiar as práticas gerenciais existentes, as empresas envolvem-se num ambiente com incertezas e recursos cada vez mais limitados, fato esse que levam os gestores a aprimorarem constantemente as estratégias empresariais para atingir vantagens competitivas, a qual está cada vez mais atrelada ao desenvolvimento de estratégias focadas na inovação e na internacionalização. O estudo objetiva discutir, mediante a literatura existente, a inter-relação entre inovação e internacionalização no contexto empresarial, demonstrando-as como meios para o alcance da competitividade, tendo em vista as recessões econômicas decorrentes da pandemia do Covid-19. De acordo com a literatura existente, conclui-se que as empresas precisam centrar seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, gerar produtos inovadores e explorar novas oportunidades rentáveis fora do seu mercado interno. Logo, a combinação de estratégias de inovação com as estratégias de internacionalização pode auxiliar na superação de crises e de barreiras decorrentes dos efeitos da pandemia, e, consequentemente contribuir para o crescimento econômico.

Palavras-chave


Recursos; Incertezas; Crescimento econômico.

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