TECHNOLOGICAL MAPPING ABOUT DEVICES AND SENSORS FOR USE IN LOCO DURING CONSTRUCTION PROCESSES

José Edilson dos Santos Júnior, Isnaldo José de Souza Coelho, Vivianni Marques Leite dos Santos

Resumo


Apesar dos impactos positivos da construção civil no desenvolvimento de qualquer país, os processos construtivos na maior parte deles encontram-se bastante obsoletos, em termos de investimentos pela redução de gargalos e gestão estratégica para redução do uso de recursos naturais e dos tempos de execução das obras, o que resulta em custos elevados, principalmente com mão de obra. O desenvolvimento de dispositivos e sensores que permitam reduzir o tempo para execução de etapas ou a perda de material pelo controle remoto dos processos a partir de propriedades dos materiais surge como possível nicho de mercado. Entretanto, faz-se necessário o conhecimento do estado da técnica para redução nos riscos com investimentos. Para isto, foi utilizado busca, por meio software Questel Orbit, para adequada análise de anterioridade. Inesperadamente, verificou-se que o Brasil destaca-se com o maior percentual de famílias de patentes depositadas no mundo, com os termos construção civil, dispositivo e/ou sensor nos seus títulos ou resumos, além do fato de que todas estão ativas, concedidas ou em análise. Entretanto, a despeito dos desenvolvimentos nacionais, a maioria das invenções já depositadas resulta em aplicações indiretas na área em foco, havendo nicho de mercado promissor para criação de sensores com base no uso das propriedades físico-químicas dos materiais de construção para monitoramento e gestão dos processos construtivos.

Palavras-chave


Engenharia Civil; Gestão; Controle; Inovação

Texto completo:

PDF

Referências


BARBALHO, S. C. M.; TOLEDO, J. C. de; ROJIC, J.; SILLOS, M. de A. Funções dos escritórios de projetos no desenvolvimento de produtos: pesquisa-ação em empresa de alta tecnologia. Produção. v.24, no.2, São Paulo, 2013.

COLLINET, S.; JAIME C. J. Substrate provided with an electroconductive element having an antenna function. EP2002507. Primeira Publicação na França em 05/10/2007.

DALPOSSO, H. T. Load elevator for well of elevator in construction. BRMU8901515 U2. Publicada em 22/03/2011.

GIL, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MARQUES, C. T.; GOMES, B. M. F.; BRANDLI, L. L. Consumo de água e energia em canteiros de obra: um estudo de caso do diagnóstico a ações visando à sustentabilidade. Ambiente construído. v.17, no.4, Porto Alegre, 2017.

NETTO, J. T.; OLIVEIRA, N. L. F. de; FREITAS, A. P. A.; SANTOS, J. A. N. dos. Utilização do valor agregado como ferramenta de gestão na construção civil: uma análise quantitativa. Ambiente Construído. v.18, no.4, Porto Alegre, 2018.

ORBIT QUESTEL INTELIGENCE [Ferramenta de busca de bases de dados-Internet]. ©Questel;2018. Disponível em: www.orbit.com. Acesso em: julho de 2019.

ROCHA, C. P.; SMOLKA, F. M. Optical fibre vibration. BR102017015674 A1. Publicada em 01/08/2017.

ROSADO, L. P.; PENTEADO C. S. G. Avaliação do ciclo de vida do Sistema Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil da Região Metropolitana de Campinas. Engenharia Sanitária e Ambiental. v.24, no.1, Rio de Janeiro. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação. A Revista INGI está licenciada com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

ISSN: 2594-8288

Esta Revista é uma publicação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - API - www.api.org.br 

A REVISTA INGI está cadastrada nos sistemas: