BUSINESS MODEL IN BRAZILIAN UNICORN STARTUPS

Iracema Machado de Aragão, Amanda Luiza Soares Silva, Edivaldo Rabelo de Menezes

Resumo


As startups são empresas emergentes no mercado que têm como objetivo principal criar ou aprimorar um modelo de negócio - preferencialmente escalável e de crescimento acelerado – com uso de tecnologia. Nesse contexto, as unicórnios são as que apresentam valor de mercado de, pelo menos, US$ 1 bilhão com capital fechado, termo criado por Aileen Lee. Diante disso, este artigo objetivou caracterizar as startups unicórnios brasileiras e seus modelos de negócios. Como procedimentos metodológicos adotados, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, tipo qualitativa, com o uso dos métodos indutivo e de estudo de casos com evidências documentais. Os resultados apontam que o Brasil possuía 22 startups unicórnios, até o início do ano (AAA INOVAÇÃO, 2022; DISTRITO, 2022), fundadas predominantemente nas Regiões Sul e Sudeste, com substancial volume de investimentos de fundos de capital de risco, disseminados em setores como e-commerce, mídia, fintech, segurança e logística. A configuração dos modelos de negócios predominantes, nestapesquisa, são Fintechs, Marketplace, Proptech, Fintech, Social Commerce etc, tendo como público-alvo sobretudo Business-to-Consumer (B2C) e Business-to-Business (B2B). Esse estudo fornece um aparato de iniciativas empreendedoras exitosas no Brasil, a partir das startups unicórnios, motivando para novas proposições de estudo dentro da agenda de pesquisa do ecossistema de empreendedorismo e inovação brasileiro.

Palavras-chave


Startups Unicórnios; Modelos de Negócios; Empreendedorismo Tecnológico

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